Fatores associados ao aumento da vulnerabilidade de participantes de pesquisa

Autores

  • Sandro Gonçalves Lima
  • Luna Gama Maia
  • Aline Tenório Dourado
  • Lívia Silva Cristina Gomes Silva
  • Tatiana Albuquerque Gonçalves Lima
  • Zulma Maria Medeiros
  • Saulo Ferreira Feitosa
  • Daniel Alexandre Oliveira Centro Universitário Maurício de Nassau http://orcid.org/0000-0001-8079-248X
  • Stefan Welkovic Júnior

Resumo

Trata-se de estudo de corte transversal cujo objetivo foi avaliar a prevalência de fatores associados ao aumento da vulnerabilidade de participantes de pesquisas. Foram entrevistados 116 pacientes e 18 médicos. Entre os pacientes, 15% eram analfabetos, 27% desconheciam o motivo do seu internamento e 45% não sabiam qual tratamento estavam recebendo. Do total da amostra, 43% procediam de zona rural e 70% haviam cursado, no máximo, ensino fundamental, fatores que tornam essa população especialmente vulnerável. Os percentuais de acerto em questões relacionadas à compreensão do termo de consentimento livre e esclarecido e de prescrição médica foram, respectivamente, 12% e 7%. Entre os médicos, 44% não conheciam todas as pesquisas realizadas na enfermaria pela qual eram responsáveis e 17% afirmaram que a permanência hospitalar de pacientes que participam de pesquisas é maior. É elevada a prevalência de fatores que aumentam a vulnerabilidade de participantes em pesquisas médicas.

Palavras-chave:

Vulnerabilidade em saúde. Ética em pesquisa. Humanos. Alfabetização-Compreensão.

Biografia do Autor

Sandro Gonçalves Lima

Graduado em medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (1995), mestre em Medicina Interna pela mesma Universidade (2003), doutorado em Saúde Pública pela Fundação Osvaldo Cruz (2010). Atualmente é professor de medicina do Centro Universitário Maurício de Nassau.

Daniel Alexandre Oliveira, Centro Universitário Maurício de Nassau

Granduando em medicina pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau) onde é bolsita do programa Universidade para Todos (Prouni) do Governo Federal. Fui membro da liga acadêmica de oncologia de pernambuco, na qual participei da organização de vários trabalhos científicos; coordenador do projeto de Extensão Salus da Uninassau e participante do grupo de pesquisa SALVO "Suporte Avançado pela Qualidade de Vida em Oncologia" registrado no CNPq (UFPE) e em biologia molecular do câncer (Uninassau).

Como Citar

1.
Lima SG, Maia LG, Dourado AT, Silva LSCG, Lima TAG, Medeiros ZM, et al. Fatores associados ao aumento da vulnerabilidade de participantes de pesquisa. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 1º de agosto de 2017 [citado 19º de abril de 2024];25(2). Disponível em: http://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/1326