Consentimento informado: estratégia para mitigar a vulnerabilidade na assistência hospitalar

Autores

Resumo

Este texto trata de identificar vulnerabilidade como característica inerente ao ser humano e apresentar o consentimento informado como estratégia para minimizá-la no contexto da assistência hospitalar. Sujeitos que vivenciam internação hospitalar têm seu padrão de vulnerabilidade ampliado por estarem em ambiente desconhecido, sobre o qual não possuem domínio nem conhecimento; e também por estarem subordinados ao médico, que tem poder para determinar condutas terapêuticas que podem comprometer a existência do paciente e seus projetos de vida. A vulnerabilidade pode ser reduzida por meio do consentimento informado, que prioriza informação, compreensão e possibilidade de deliberação e que respeita a autodeterminação do paciente na escolha do tratamento proposto. Nesse sentido, o consentimento informado é capaz de reduzir o padrão de vulnerabilidade do paciente em ambiente de internação hospitalar.

Palavras-chave:

Vulnerabilidade em saúde. Consentimento livre e esclarecido. Assistência hospitalar. Bioética.

Biografia do Autor

Maristela Freitas Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva.Possui Graduação Em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985), graduação em Licenciatura Em Enfermagem pela Associação Fluminense de Educação (1988) e Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995). Atualmente é Professora Assistente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Enfermeira do Hospital Universitário Pedro Ernesto/UERJ.  Foi Coordenadora, preceptora e Professora do Programa Centro Cirúrgico do Curso de Especialização em Residência em Enfermagem do Hospital Universitário Pedro Ernesto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Médico Cirúrgica e Centro Cirúrgico, atuando principalmente nos seguintes temas: Cuidado de Enfermagem em Enfermarias Cirúrgicas, Cuidado de Enfermagem em Centro Cirúrgico, Sistematização da Assistência de Enfermagem Peri-operatória, Cuidado de Enfermagem no peri-operatório.

Como Citar

1.
Silva MF. Consentimento informado: estratégia para mitigar a vulnerabilidade na assistência hospitalar. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 30º de março de 2017 [citado 28º de março de 2024];25(1). Disponível em: http://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/1317