A função dos comitês de ética institucionais ao uso de animais na investigação científica e docência

Autores

  • Anamaria G. S. Feijó

Resumo

Neste trabalho a autora procura enfatizar a importância da existência de comitês de ética institucionais ao uso de animais no contexto científico e educacional atual, onde os progressos da técnica e tecnologia exigem parâmetros cada vez mais claros para um agir eticamente adequado. A análise das funções de comitês de ética voltados à pesquisa com seres humanos serve de fundamento para a defesa de princípios entendidos como importantes quando da implantação e implementação de comitês de ética voltados à temática animal.

Palavras-chave:

ética animal, bioética, comitês de ética

Biografia do Autor

Anamaria G. S. Feijó

Bióloga, doutora em Filosofia, professora e coordenadora do Laboratório de Bioética e Ética Aplicada a Animais da Faculdade de Biociências da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Publicado:

2009-09-16

Downloads

Como Citar

1.
Feijó AGS. A função dos comitês de ética institucionais ao uso de animais na investigação científica e docência. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 16º de setembro de 2009 [citado 28º de março de 2024];12(2). Disponível em: http://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/131