Conhecimento de crianças sobre o termo de assentimento livre e esclarecido

Autores

  • Lucas Lobato Universidade Federal de Minas Gerais
  • Andréa Gazzinelli
  • Lorena Scarpelli Pedroso
  • Roberta Barbosa
  • Fabricia Madalena Meira Santos
  • Maria Flávia Gazzinelli

Resumo

Este estudo tem como objetivo descrever o conhecimento de crianças e adolescentes sobre as informações divulgadas pelo termo de assentimento em pesquisa clínica pediátrica, além de relatar as atitudes dos participantes.
Trata-se de estudo experimental com abordagem quantitativa, realizado em municípios do Nordeste de Minas Gerais com 142 participantes de 7 a 15 anos, escolhidos para estudo clínico sobre esquistossomose. Essas crianças e adolescentes participaram do processo de assentimento, com a utilização do termo correspondente. Avaliaram-se os participantes com questionário semiestruturado. O conhecimento médio dos participantes sobre as informações da pesquisa foi 41,22%, com apenas 1,4% apresentando alto grau de
conhecimento. Concluiu-se que a maioria das crianças desconhece as informações sobre a investigação e seus direitos enquanto participantes de pesquisa.

Palavras-chave:

Consentimento livre e esclarecido. Ética em pesquisa. Criança-Adolescente-Compreensão. Bioética.

Biografia do Autor

Lucas Lobato, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Enfermagem (Bacharelado) pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2010) e Mestrado em Saúde e Enfermagem pela Escola de Enfermagem da UFMG (2012). Atualmente é Doutorando e pesquisador do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Saúde Coletiva-NUPESC e Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva - NESCON. Possui experiência em Preparo de Comunidades, Educação em Saúde, Teorias Comportamentais e Indicadores avaliativos de intervenções educativas. Possui experiência em Saúde Coletiva/Pública e Bioética, com ênfase em ética em investigações clínicas. Possui habilidades em métodos de análise estatística e epidemiologia. É revisor da Revista de Pesquisa em Saúde e African Journal of Political Science and International Relations. 

Como Citar

1.
Lobato L, Gazzinelli A, Pedroso LS, Barbosa R, Santos FMM, Gazzinelli MF. Conhecimento de crianças sobre o termo de assentimento livre e esclarecido. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 25º de novembro de 2016 [citado 19º de abril de 2024];24(3). Disponível em: http://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/1186