Perspectivas de docentes de medicina a respeito da ética médica

Autores

  • Lorena Cunha Ferreira Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás
  • Rogério Antunes Mourão Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás.
  • Rogério José de Almeida Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás.

Resumo

Este artigo tem por objetivo caracterizar as perspectivas dos docentes médicos de um curso de medicina em relação à ética médica. Trata-se de estudo transversal descritivo com abordagem quantitativa. Foram aplicados a 86 docentes médicos do curso de medicina da PUC-Goiás dois questionários: um sociodemográfico e outro de avaliação do conhecimento e interesse em ética médica. Realizou-se análise descritiva, teste de Kolmogorov-Smirnov, Spearman, Mann-Whitney, Qui-quadrado e teste t (< 0,05). Os resultados mostram que os docentes conhecem o Código de Ética Médica (CEM) e o recomendam no decorrer de todos os módulos do curso. Uma minoria atualiza-se com frequência, leu totalmente o CEM e o utiliza no preparo de suas aulas.
Conclui-se que, quanto maior a autoavaliação do conhecimento sobre ética médica e sua importância para a própria formação profissional, maior também é o interesse em utilizar o CEM na relação com os alunos, especificamente na elaboração e realização das aulas.

Palavras-chave:

Educação médica. Ensino. Ética médica.

Biografia do Autor

Lorena Cunha Ferreira, Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás

Graduada em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás.

Rogério Antunes Mourão, Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás.

Graduado em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás.

Rogério José de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás.

Doutor em Sociologia (UnB). Pós-doutorando em Ciências da Saúde (UFG). Professor do Departamento de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Saúde da Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC Goiás.

Como Citar

1.
Ferreira LC, Mourão RA, Almeida RJ de. Perspectivas de docentes de medicina a respeito da ética médica. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 29º de março de 2016 [citado 28º de março de 2024];24(1). Disponível em: http://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/1076