Adolescência vulnerável: fatores biopsicossociais relacionados ao uso de drogas

Resumo

As modificações físicas, psíquicas e sociais da adolescência aprofundam a condição de vulnerabilidade e aumentam o risco de início precoce do uso de substâncias psicoativas (SPA). Realizou-se estudo transversal com 229 adolescentes usuários de SPA, em tratamento em centro de atenção psicossocial à infância e adolescência (Capsia), durante o período correspondente aos primeiros dez anos de funcionamento desse serviço, com a finalidade de traçar o perfil biopsicossocial dos usuários e identificar fatores de risco para o início do uso de drogas entre adolescentes. A maioria dos prontuários analisados pertencia a pacientes do sexo masculino, que praticam ou praticaram atos infracionais, estão em evasão escolar e conviveram ou convivem com familiares que utilizam drogas e/ou em situações de agressão familiar. Tais dados revelam um perfil de vulnerabilidade que gera a necessidade de proteção adicional por parte dos diversos serviços de atenção às crianças e adolescentes, em diferentes esferas.


Palavras-chave:

Adolescentes. Serviços de saúde mental. Transtorno relacionado ao uso de substâncias. Comportamento/efeitos de drogas. Transtornos psicofisiológicos. Vulnerabilidade social.

Como Citar

1.
Adolescência vulnerável: fatores biopsicossociais relacionados ao uso de drogas. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 23º de julho de 2015 [citado 28º de março de 2024];23(2). Disponível em: http://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/1041