Equipe Editorial

Editora Geral

Dra. Helena Maria Carneiro Leão, Conselho Federal de Medicina (CFM), Brasília/DF, Brasil. Conselheira Federal Pelo Estado de Pernambuco, Brasil

Editor Científico

Dr. José Hiran da Silva Gallo, Conselho Federal de Medicina, Brasil

Editor Honorário

Dr. Rui Nunes, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), Portugal

Editora Assistente

Dra. Natália Oliva Teles, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), Portugal

Secretária Executiva

Vanessa de Santana Sertão, Conselho Federal de Medicina, Brasil

Secretária

Lorna Weil, Conselho Federal de Medicina, Brasil

Corpo editorial

Antônio Macena de Figueiredo Hospital Universitário Antonio Pedro, Universidade Federal Fluminense, Niterói/RJ, Brasil.

Arnaldo Pineschi de Azeredo Coutinho Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro, Comissão de Bioética da Sociedade Brasileira de Pediatria, Departamento de Bioética da Sociedade de Bioética do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro/ RJ, Brasil.

Délio José Kipper Comitês de Bioética do Hospital São Lucas e da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, Brasil.

Derrick Aarons The Caribbean Public Health Agency, Port of Spain, Trinidad & Tobago.

Diaulas Costa Ribeiro Universidade Católica de Brasília, União Educacional do Planalto Central, Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Brasília/DF, Brasil.

Dilza Teresinha Ambrós Ribeiro Universidade Federal do Acre, Conselho Regional de Medicina do Estado do Acre e Conselho Federal de Medicina, Hospital Regional do Juruá, Rio Branco/AC, Brasil.

Elcio Luiz Bonamigo Universidade do Oeste de Santa Catarina, Comitê de Bioética do Hospital Santa Terezinha em Joaçaba, Oftalmologista em Joaçaba, Santa Catarina/SC, Brasil.

Evangelos D. Protopapadakis National and Kapodistrian University of Athens, Director of the NKUA Applied Philosophy Research Laboratory; Council of the Bioethics and Deontology Committee of the National and Kapodistrian University of Athens; Greek Unit of the Unesco Chair of Bioethics (Haifa), Council of the Bioethics Committee of the Hellenic Pasteur Institute. Athens, Greece.

Fermin Roland Schramm Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Nacional de Câncer, Rio de Janeiro/RJ, Brasil.

Gabriel Oselka Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, São Paulo/SP, Brasil.

Giselle Crosara Lettieri Gracindo Conselho Federal Medicina, Comissão de Bioética e Biodireito da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Distrito Federal, Subseção de Taguatinga, Brasília/DF, Brasil.

Gisele Gobbetti Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, São Paulo/SP Brasil.

Gerhard Fortwengel University of Applied Sciences and Arts, Hannover, Germany.

Henk Ten Have Center for Healthcare Ethics, Duquesne University, Pittsburgh, USA.

Itziar de Lecuona Observatorio de Bioètica y Dedrecho, Càtedra Unesco de Bioètica de la Universitat de Barcelona, Barcelona, Espanha.

Jaime Escobar Triana Universidad El Bosque, Bogotá, Colombia.

Jeancarlo Fernandes Cavalcante Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Federal de Medicina, Natal/RN, Brasil. Joaquim Clotet Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, Brasil.

José Antonio Cordero da Silva Universidade do Estado do Pará, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Belém/PA, Brasil.

José Eduardo de Siqueira Universidade Estadual de Londrina, International Association of Bioethics, Londrina/PR, Brasil.

José Humberto Belmino Chaves Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, Universidade Federal de Alagoas, Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Patologia do TratoGenital Inferior e Colposcopia, Conselho Regional de Medicina do Estado de Alagoas, Maceió/AL, Brasil.

 Jose Odair Ferrari Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho/RO, Brasil.

José Ramón Acosta Sariego Programa de la Organización Mundial de la Salud y la Universidad de Chile, Santiago, Chile.

Juan Jorge Michel Fariña Universidad de Buenos Aires, Red Iberoamericana Unesco de Eco-Bioética, Buenos Aires, Argentina.

Krikor Boyaciyan Câmara Técnica de Ginecologia e Obstetrícia do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, Universidade Federal de São Paulo, Academia de Medicina de São Paulo, São Paulo/SP, Brasil.

Lucília Nunes Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde, Almada, Portugal.

Luis Florencio Justo Ministerio de Salud y Desarrollo Social del Neuquén, Universidad Nacional del Comahue, Rio Negro, Argentina.

Luís Roberto Cardoso de Oliveira Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Brasília, Brasília/DF, Brasil.

Luiz Roberto Londres Clínica São Vicente, Rio de Janeiro/RJ, Brasil.

Marcia Mocellin Raymundo Unidade de Assuntos Regulatórios de Pesquisa do Serviço de Bioética do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, Brasil.

Marcio Fabri dos Anjos Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Bioética do Centro Universitário São Camilo, São Paulo/SP, Brasil.

Maria do Carmo Demasi Wanssa Ministério do Exército, Prefeitura de Porto Velho, Ex-corregedora e presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia, Porto Velho/RO, Brasil.

María Luisa Pfeiffer Programa de Bioética del Hospital de Clínicas de la Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina.

Mário César Scheffer Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, São Paulo/SP, Brasil.

Mário Roberto Hirschheimer Departamentos de Bioética da Sociedade Brasileira de Pediatria e da Sociedade de Pediatria de São Paulo, Câmara Técnica de Pediatria do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, São Paulo/SP, Brasil.

Marlene Braz Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública, Rio de Janeiro/RJ, Brasil.

Mauro Machado do Prado Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás, Goiânia/GO, Brasil.

Mayana Zatz Universidade de São Paulo, São Paulo/SP, Brasil.

Miguel Kfouri Neto Tribunal de Justiça do Paraná, Escola de Magistratura do Paraná, Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro – Jacarezinho, Curitiba/PR, Brasil.

Miguel Kottow Escola de Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Universidade de Chile, Rede Latino-Americana e do Caribe de Bioética da Unesco, Santiago, Chile.

Nilza Maria Diniz Universidade Estadual de Londrina, Secretaria Executiva da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, Sociedade Brasileira de Bioética, Londrina/PR, Brasil.

Nuria Homede University of Texas, School of Public Health, El Paso/TX, USA.

Rita Leal Paixão Instituto Biomédico, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro/RJ, Brasil.

Roberto Luiz d’Avila Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC, Brasil.

Rosely Maria Zancopé Oliveira Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro/RJ, Brasil.

Rosylane Nascimento das Mercês Rocha Fundação de Ensino e Pesquisa em Saúde, Brasília/DF, Brasil. Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Porto/Portugal. Associação Nacional de Medicina do Trabalho, São Paulo/SP, Brasil.

Salvador Dario Bergel Faculdade de Direito e Cátedra Unesco de Bioética, ambas na Universidade de Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina.

Shai Linn University of Haifa, Israel.

Simônides Bacelar Hospital Universitário da Universidade de Brasília, Centro de Pediatria Cirúrgica, Brasília/DF, Brasil.

Sueli Gandolfi Dallari Universidade de São Paulo, São Paulo/SP, Brasil.

Tatiana Bragança de Azevedo Della Giustina Conselho Federal de Medicina, Brasília/DF, Brasil.

Víctor Penchaszadeh Departamento de Ciencias de la Salud, Universidad Nacional de La Matanza, Buenos Aires, Argentina.

 

Normalização bibliográfica

Eliane Medeiros, Brasil

Rameque Beserra Antunes de Figueiredo, Conselho Federal de Medicina

Copidesque/revisor

Pedro Barros Tikinet Edição Ltda, Tikinet Edição Ltda

Tradução e revisão

Pedro Barros Tikinet Edição Ltda, Tikinet Edição Ltda

Editoração eletrônica

Pedro Barros Tikinet Edição Ltda, Tikinet Edição Ltda

Versão XML

Caboverde Tecnologia e Serviços Ltda, Caboverde Tecnologia e Serviços Ltda, Brasil

Gráfica

GDD EDITORA GRAFICA LTDA